Projeto "Olhos que Falam" distribui símbolos da campanha pela cidade
A partir desta quinta-feira (09), os wwcidadãos sinopenses irão se deparar com flores amarelas colocadas em locais estratégicos do município. A beleza e a fragilidade representadas pelo objeto são características que podem ser atribuídas a uma criança, além de fazer menção aos desenhos da primeira infância.
A ação, que integra a campanha “Faça Bonito”, é uma das etapas do Projeto “Olhos que Falam”, que tem por objetivo o combate e enfrentamento ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes, como ressalta o secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Ademir Bortoli. “Iniciamos as ações em março, por meio do CREAS, com palestras orientativas e informativas em escolas públicas do município. A intervenção urbana integra também a campanha de combate a este tipo de violência, buscando chamar a atenção de toda a sociedade, por meio desses símbolos. É fundamental o apoio e a conscientização de todos os cidadãos para esta causa”, acrescenta o secretário.
Em 2019, até o mês de abril, foram registrados no CREAS, 50 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, como informa a coordenadora da unidade, Tatiana Meyer. “Na maioria dos casos, o agressor está dentro de casa, é do convívio familiar da vítima. É importante conscientizar toda a população para que os casos sejam denunciados e a situação das crianças e adolescentes que vivenciam este tipo de violência seja mudada”, complementa a coordenadora.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconiza que é obrigatória a comunicação de qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes ao órgão. Denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100.
Concurso
O projeto “Olhos que Falam” engloba um concurso de desenhos, confeccionados por alunos dos 3º e 4º anos das escolas municipais em que foram realizadas palestras durante os meses de março e abril.
Esses desenhos serão expostos no dia 17 de maio, durante ação no Clube do Idoso Dom Henrique. Será realizada premiação para os três primeiros colocados.
O desenho vencedor será utilizado como símbolo da Campanha do próximo ano, a exemplo do que foi feito na edição de 2018.
Todas as ações do projeto são alusivas à data de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro, que chocou o país, ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Parceiros
O projeto “Olhos que Falam” é realizado pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, órgãos do sistema de garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes, sociedade civil e setor privado (Inpasa).
3 comentários:
Parabéns Professor Valdir...ótimo trabalho.
Obrigado, temos esse dever !
nos tomou iorgute e foi muito legal e nos fes festa no tia das mães e foi muito legal
Postar um comentário